Pinóquio na Escola
literacia contra a desinformação
A iniciativa
O Polígrafo, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, lança a 2ª edição da iniciativa de literacia mediática 'Pinóquio na Escola'. O projeto procura sensibilizar e envolver alunos do ensino secundário e do 3º ciclo na luta contra a desinformação.
Como?
Por um lado, promovendo talks e workshops interativos que ajudam alunos e professores a identificar e desconstruir estratégias de desinformação no ambiente digital. O roadshow educativo vai percorrer os 26 territórios de Portugal Continental e Regiões Autónomas (NUT III).
Por outro lado, um concurso nacional vai desafiar estudantes do ensino secundário e do 3º ciclo a criar conteúdos originais – seja em formato de texto, vídeo ou através de páginas de redes sociais – para desmontar narrativas enganosas que circulam - ou circularam - no espaço público europeu.
A iniciativa conta ainda com o apoio organizacional e logístico da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Agência Nacional Erasmus+ Juventude / Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.
Calendário Roadshow
6 DE NOVEMBRO
Escola Profissional Gustave Eiffel
AMADORA
Sessão 1: 09:20
Sessão 2: 10:30
Orador
Fernando Esteves | Polígrafo
24 DE NOVEMBRO
AE Vila Nova de Cerveira
V.N. CERVEIRA
Sessão 1: 14:30
Sessão 2: 15:30
Oradores
Fernando Costa | Polígrafo
Miguel Costa | Rádio Alto Minho
3 DE DEZEMBRO
AE Lima de Freitas
SETÚBAL
Sessão às 10:45
Oradores
Maria Lopes | Polígrafo/Viral
Diogo Alexandre | Diário do Distrito
10 DE DEZEMBRO
AE Coelho e Castro
FIÃES
Sessão às 10:15
Oradora
Salomé Leal | Polígrafo
12 DE DEZEMBRO
AE Damião de Goes
ALENQUER
Sessão 1: 09:20
Sessão 2: 11:25
Oradoras
Márcia Mendonça | Polígrafo
Matilde Inês | ENTR pt
7 DE JANEIRO
Escola Secundária Júlio Dantas
Escola Secundária Gil Eanes
LAGOS
Sessão 1: 10:05
Sessão 2: 14:30
Oradores
Filipe Pardal | Polígrafo
22 DE JANEIRO
Escola Profissional Gustave Eiffel
ENTRONCAMENTO
horário a definir
Oradores
A definir
24 DE MARÇO
Escola Secundária Sá de Miranda
BRAGA
horário a definir
Oradores
A definir
QUERES LEVAR O PINÓQUIO À TUA ESCOLA?
Rede de Professores Embaixadores
O QUE É?
Apoio na divulgação do projeto nas escolas e nas turmas, bem como no apoio aos estudantes interessados em participar no concurso.
PARA QUEM?
Docentes de todas as áreas do 3º ciclo ao secundário.
Aprende em segundos
Regulamento
Pinóquio na Escola é um concurso promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e implementado pelo Polígrafo. Conta com da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/ Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.
O regulamento será disponibilizado no início de dezembro.
Dúvidas ou questões? pinoquio@poligrafo.pt
O método da verificação de factos
Para termos a certeza que estamos a fazer uma boa verificação dos factos, há cinco passos que devem ser sempre cumpridos:
- Consultar a fonte original da informação
- Consultar fontes de natureza documental que possam solidificar o processo de checagem
- Quando possível, ouvir os autores da afirmação, dando-lhes o direito de a explicar
- Contextualizar a informação
- Rever o conteúdo, editá-lo e avaliar a informação de acordo com uma escala de avaliação.
A NOSSA ESCALA DE AVALIAÇÃO
As melhores práticas do fact-checking mundial vão no sentido de, uma vez realizado um fact-check, classificar o seu grau de veracidade em função de uma escala. É o que fazem jornais de referência como os norte-americanos Politifact e Washington Post, o argentino Chequeado, o espanhol Maldita.es ou o brasileiro Agência Lupa. Como a realidade não é branca ou negra, a escala adotada pelo POLÍGRAFO tem sete níveis:
- Verdadeiro: Quando a declaração analisada é totalmente verdadeira.
- Verdadeiro, mas…: Quando a declaração analisada é estruturalmente verdadeira, mas carece de enquadramento e contextualização para que seja totalmente percebida.
- Impreciso: Quando a informação contém elementos que distorcem, ainda que de forma ligeira, a realidade.
- Descontextualizado: Quando a informação é retirada do seu contexto real com o objetivo de lhe dar um sentido sem sustentação factual.
- Manipulado: Quando a informação – sobretudo em formato de imagem – é trabalhada, por exemplo, através do recurso a ferramentas de edição de imagem, com a finalidade de a distorcer.
- Falso: Quando a afirmação é comprovadamente errada.
- Pimenta na Língua: É o grau máximo de falsidade. Esta classificação só é atribuída quando a informação avaliada é escandalosamente falsa ou é uma sátira, publicada num espaço satírico.
Materiais didáticos
Como está a União Europeia a combater a desinformação? A Comissão Europeia está reforçar a sua comunicação estratégica para combater a desinformação e disponibiliza dicas e recursos para ajudar os cidadãos a navegar em segurança no ambiente digital e a detetar mais facilmente a desinformação. Além disso, a União Europeia combate a desinformação através do desenvolvimento de políticas para reforçar a democracia, proteger o jornalismo, reforçar a literacia mediática e cooperar com autoridades e sociedade civil para uma resposta coordenada a ameaças digitais. Mais detalhes disponíveis em https://commission.europa.eu/topics/countering-information-manipulation_pt
|
|
EUvsDisinfo: plataforma europeia contra a desinformação O EUvsDisinfo é uma iniciativa europeia para aumentar a sensibilização e a compreensão sobre a desinformação, ajudando as pessoas, dentro e fora da Europa, a desenvolver capacidades de resistência à manipulação da informação. Este projeto do Grupo de Trabalho East StratCom do Serviço Europeu para a Ação Externa foi criado em 2015 para prever, enfrentar e responder melhor às campanhas de desinformação da Federação da Rússia que afetam a União Europeia, os seus Estados-Membros e os países vizinhos. Mais informações disponíveis em https://euvsdisinfo.eu |
|
|
Ebook: Como detetar desinformação sobre alimentação e nutrição Ebook gratuito do Viral Check (o jornal de fact-checking de saúde que pertence à mesma organização do Polígrafo) sobre como detetar desinformação sobre alimentação e nutrição. A informação foi revista pela Associação Portuguesa de Nutrição e o documento foi produzido no âmbito de uma bolsa do EMIF. Hoje, a informação sobre alimentação e nutrição é cada vez mais acessível, especialmente no universo online. Encontramos receitas, sugestões e dietas para todos os gostos, mas, paralelamente, circula muita desinformação, como fake news, que podem prejudicar a nossa relação com a alimentação e a nossa saúde. Neste contexto, separar o trigo do joio e distinguir o que é verdadeiro do que é falso, impreciso ou enganador pode ser um desafio. |
|
|
Relatório trimestral: desinformação em Portugal e Espanha Este relatório trimestral reúne as principais falsidades e narrativas de desinformação detectadas em Espanha e Portugal de setembro a novembro de 2024 pela organização de verificação de factos integrada no hub IBERIFIER. O IBERIFIER é um observatório de meios digitais em Espanha e Portugal, financiado pela Comissão Europeia e ligado ao Observatório Europeu de Meios Digitais (EDMO). É composto por treze universidades, cinco organizações de verificação de factos e agências de notícias, e cinco centros de pesquisa multidisciplinar. |
|
|
Euro Climate Check: plataforma de verificação de factos sobre ambiente O EuroClimateCheck é uma iniciativa inovadora que capacita a comunidade europeia de fact-checking a combater eficazmente a desinformação relacionada com o clima. A desinformação climática representa uma ameaça crescente, propagando-se rapidamente nas plataformas digitais. Para enfrentar este desafio, reuniram-se 25 organizações de verificação de factos em 15 países europeus, prestigiadas universidades e empresas tecnológicas líderes no setor. |
Materiais didáticos e orientações para professores e educadores sobre o combate à desinformação: conjunto de ferramentas para combater a desinformação facilitado pela Comissão Europeia para profissionais da educação de capacitação dos seus alunos. Através de exemplos da vida real e de exercícios de grupo, promove o pensamento crítico e estimula o diálogo sobre a forma de distinguir factos de ficção, abrangendo temas como a saúde pública e a democracia. https://learning-corner.learning.europa.eu/learning-materials/how-spot-and-fight-disinformation_pt
Exemplos de temas para os trabalhos
O tema a escolher é livre! O único critério é tratar-se de casos de desinformação com relevância europeia e portuguesa. Para te ajudar, partilhamos alguns exemplos e sugestões*.
*os trabalhos não têm de estar relacionados com nenhum destes temas. São meramente indicativos.
- Alterações climáticas e o papel da União Europeia
- "A UE está a impor regulamentos ambientais extremos que terão um impacto negativo na vida dos cidadãos."
- "As políticas agrícolas e ambientais da UE causam danos significativos aos agricultores e a outras indústrias nacionais."
- "Ao adotar os objetivos da Agenda 2030, a UE é responsável pelas alterações climáticas." - Negacionismo das alterações climáticas
- "É um processo natural, não influenciado pelas atividades humanas."
- "Cientistas e especialistas negam a existência das alterações climáticas."
- "Ativistas climáticos e políticos fazem previsões falsas de que as alterações climáticas vão causar o fim do mundo." - Migrações e a União Europeia
- "Os migrantes são usados como ferramenta política para mudar a paisagem demográfica e cultural da Europa."
- "Os migrantes estão a "colonizar" a Europa."
- "Os migrantes recebem tratamento especial por parte dos governos e representam um encargo para os serviços públicos." - Carros elétricos
- "Os veículos elétricos são mais prejudiciais para o ambiente do que os motores a gasolina."
- "A União Europeia está a implementar políticas para proibir a reparação de carros com mais de 15 anos."
- "Os carros elétricos são propensos a explosões." - Covid-19
- "As vacinas causam mortes generalizadas e problemas de saúde graves."
- "Os governos europeus declararam que a COVID-19 é uma farsa."
- "Alegada ligação entre a vacina da COVID-19 e a propagação da Mpox." - Ucrânia e a União Europeia
- "A NATO está a planear ataques preventivos contra a Rússia."
- "A UE é responsável por ter iniciado a guerra."
- "A ajuda financeira à Ucrânia está a sobrecarregar as economias europeias." - Alimentação
- "A União Europeia está a esconder insetos nos alimentos, colocando a saúde em risco." - Transfobia/Retórica Anti-LGBTQ+
- "A homossexualidade é apresentada como uma forma de pedofilia."
- "As escolas promovem a doutrinação de crianças com valores LGBTQ+."
- "A UE/NATO difundem narrativas LGBTQ+ que minam os valores tradicionais." - Desinformação de Género
- "Os movimentos feministas prejudicam os direitos das mulheres."
- "As mamografias são prejudiciais para a saúde das mulheres."
- "As mamografias estão proibidas em alguns países da União Europeia." - Desinformação sobre Eleições
- "Rejeição de resultados eleitorais legítimos ou alegações de interferência eleitoral por parte de vários atores."
- "A União Europeia pode anular eleições e intervir em processos democráticos."
- "Discurso e mensagens dos políticos."
