Pinóquio na Escola
literacia contra a desinformação
A iniciativa
O Polígrafo, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, através do European Media and Information Fund, lança a iniciativa de literacia mediática 'Pinóquio na Escola' para sensibilizar e envolver alunos do ensino secundário na luta contra a desinformação.
Como?
Por um lado, promovendo talks e workshops interativos que ajudam alunos e professores a identificar e desconstruir estratégias de desinformação no ambiente digital. O roadshow educativo percorreu nove regiões de Portugal Continental e Regiões Autónomas.
Por outro lado, um concurso nacional vai desafiar estudantes do ensino secundário a criar conteúdos originais – seja em formato de texto, vídeo ou através de páginas de redes sociais – para desmontar narrativas enganosas que circulam - ou circularam - no espaço público europeu.
A iniciativa conta ainda com o apoio organizacional e logístico da Direção-Geral da Educação, Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Agência Nacional Erasmus+ Juventude / Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.

Concurso
NOVA DATA LIMITE PARA ENTREGA DOS TRABALHOS: 15 DE JUNHO
Regulamento
Pinóquio na Escola é um concurso promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do Fundo Europeu para os Media e Informação (EMIF), e implementado pelo Polígrafo. Conta com a parceria da Direção-Geral da Educação, Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/ Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.
Dúvidas ou questões? pinoquio@poligrafo.pt

Formulário de candidatura
Para preencher o formulário à direita vai ser necessário:
1 - Escolher um nome para o grupo participante
2 - Inserir o nome e a idade dos dois elementos do grupo
3 - Selecionar o ano de escolaridade dos elementos do grupo
4 - Inserir o nome e contacto do professor responsável e o nome do estabelecimento de ensino
5 - Escolher um título para o trabalho
6 - Resumir a história de desinformação escolhida para o trabalho e explicar a metodologia que foi utilizada
7 - Selecionar o formato de trabalho que foi escolhido
8 - Resumir o trabalho até um máximo de 2 mil caracteres
9 - Fazer upload do trabalho ou colocar o link para o mesmo.
10 - Fazer upload de declaração de consentimento preenchida que pode ser descarregada aqui
Exemplos de temas para os trabalhos
O tema a escolher é livre! O único critério é tratar-se de casos de desinformação com relevância europeia e portuguesa. Para te ajudar, partilhamos alguns exemplos e sugestões*.
*os trabalhos não têm de estar relacionados com nenhum destes temas. São meramente indicativos.
- Alterações climáticas e o papel da União Europeia
- "A UE está a impor regulamentos ambientais extremos que terão um impacto negativo na vida dos cidadãos."
- "As políticas agrícolas e ambientais da UE causam danos significativos aos agricultores e a outras indústrias nacionais."
- "Ao adotar os objetivos da Agenda 2030, a UE é responsável pelas alterações climáticas." - Negacionismo das alterações climáticas
- "É um processo natural, não influenciado pelas atividades humanas."
- "Cientistas e especialistas negam a existência das alterações climáticas."
- "Ativistas climáticos e políticos fazem previsões falsas de que as alterações climáticas vão causar o fim do mundo." - Migrações e a União Europeia
- "Os migrantes são usados como ferramenta política para mudar a paisagem demográfica e cultural da Europa."
- "Os migrantes estão a "colonizar" a Europa."
- "Os migrantes recebem tratamento especial por parte dos governos e representam um encargo para os serviços públicos." - Carros elétricos
- "Os veículos elétricos são mais prejudiciais para o ambiente do que os motores a gasolina."
- "A União Europeia está a implementar políticas para proibir a reparação de carros com mais de 15 anos."
- "Os carros elétricos são propensos a explosões." - Covid-19
- "As vacinas causam mortes generalizadas e problemas de saúde graves."
- "Os governos europeus declararam que a COVID-19 é uma farsa."
- "Alegada ligação entre a vacina da COVID-19 e a propagação da Mpox." - Ucrânia e a União Europeia
- "A NATO está a planear ataques preventivos contra a Rússia."
- "A UE é responsável por ter iniciado a guerra."
- "A ajuda financeira à Ucrânia está a sobrecarregar as economias europeias." - Alimentação
- "A União Europeia está a esconder insetos nos alimentos, colocando a saúde em risco." - Transfobia/Retórica Anti-LGBTQ+
- "A homossexualidade é apresentada como uma forma de pedofilia."
- "As escolas promovem a doutrinação de crianças com valores LGBTQ+."
- "A UE/NATO difundem narrativas LGBTQ+ que minam os valores tradicionais." - Desinformação de Género
- "Os movimentos feministas prejudicam os direitos das mulheres."
- "As mamografias são prejudiciais para a saúde das mulheres."
- "As mamografias estão proibidas em alguns países da União Europeia." - Desinformação sobre Eleições
- "Rejeição de resultados eleitorais legítimos ou alegações de interferência eleitoral por parte de vários atores."
- "A União Europeia pode anular eleições e intervir em processos democráticos."
- "Discurso e mensagens dos políticos."
Júri
O método da verificação de factos
Para termos a certeza que estamos a fazer uma boa verificação dos factos, há cinco passos que devem ser sempre cumpridos:
- Consultar a fonte original da informação
- Consultar fontes de natureza documental que possam solidificar o processo de checagem
- Quando possível, ouvir os autores da afirmação, dando-lhes o direito de a explicar
- Contextualizar a informação
- Rever o conteúdo, editá-lo e avaliar a informação de acordo com uma escala de avaliação.
A NOSSA ESCALA DE AVALIAÇÃO
As melhores práticas do fact-checking mundial vão no sentido de, uma vez realizado um fact-check, classificar o seu grau de veracidade em função de uma escala. É o que fazem jornais de referência como os norte-americanos Politifact e Washington Post, o argentino Chequeado, o espanhol Maldita.es ou o brasileiro Agência Lupa. Como a realidade não é branca ou negra, a escala adotada pelo POLÍGRAFO tem sete níveis:
- Verdadeiro: Quando a declaração analisada é totalmente verdadeira.
- Verdadeiro, mas…: Quando a declaração analisada é estruturalmente verdadeira, mas carece de enquadramento e contextualização para que seja totalmente percebida.
- Impreciso: Quando a informação contém elementos que distorcem, ainda que de forma ligeira, a realidade.
- Descontextualizado: Quando a informação é retirada do seu contexto real com o objetivo de lhe dar um sentido sem sustentação factual.
- Manipulado: Quando a informação – sobretudo em formato de imagem – é trabalhada, por exemplo, através do recurso a ferramentas de edição de imagem, com a finalidade de a distorcer.
- Falso: Quando a afirmação é comprovadamente errada.
- Pimenta na Língua: É o grau máximo de falsidade. Esta classificação só é atribuída quando a informação avaliada é escandalosamente falsa ou é uma sátira, publicada num espaço satírico.
Materiais didáticos
Como está a União Europeia a combater a desinformação? A Comissão Europeia está reforçar a sua comunicação estratégica para combater a desinformação e disponibiliza dicas e recursos para ajudar os cidadãos a navegar em segurança no ambiente digital e a detetar mais facilmente a desinformação. Além disso, a União Europeia combate a desinformação através do desenvolvimento de políticas para reforçar a democracia, proteger o jornalismo, reforçar a literacia mediática e cooperar com autoridades e sociedade civil para uma resposta coordenada a ameaças digitais. Mais detalhes disponíveis em https://commission.europa.eu/topics/countering-information-manipulation_pt
|
EUvsDisinfo: plataforma europeia contra a desinformação O EUvsDisinfo é uma iniciativa europeia para aumentar a sensibilização e a compreensão sobre a desinformação, ajudando as pessoas, dentro e fora da Europa, a desenvolver capacidades de resistência à manipulação da informação. Este projeto do Grupo de Trabalho East StratCom do Serviço Europeu para a Ação Externa foi criado em 2015 para prever, enfrentar e responder melhor às campanhas de desinformação da Federação da Rússia que afetam a União Europeia, os seus Estados-Membros e os países vizinhos. Mais informações disponíveis em https://euvsdisinfo.eu |
|
Ebook: Como detetar desinformação sobre alimentação e nutrição Ebook gratuito do Viral Check (o jornal de fact-checking de saúde que pertence à mesma organização do Polígrafo) sobre como detetar desinformação sobre alimentação e nutrição. A informação foi revista pela Associação Portuguesa de Nutrição e o documento foi produzido no âmbito de uma bolsa do EMIF. Hoje, a informação sobre alimentação e nutrição é cada vez mais acessível, especialmente no universo online. Encontramos receitas, sugestões e dietas para todos os gostos, mas, paralelamente, circula muita desinformação, como fake news, que podem prejudicar a nossa relação com a alimentação e a nossa saúde. Neste contexto, separar o trigo do joio e distinguir o que é verdadeiro do que é falso, impreciso ou enganador pode ser um desafio. |
|
Relatório trimestral: desinformação em Portugal e Espanha Este relatório trimestral reúne as principais falsidades e narrativas de desinformação detectadas em Espanha e Portugal de setembro a novembro de 2024 pela organização de verificação de factos integrada no hub IBERIFIER. O IBERIFIER é um observatório de meios digitais em Espanha e Portugal, financiado pela Comissão Europeia e ligado ao Observatório Europeu de Meios Digitais (EDMO). É composto por treze universidades, cinco organizações de verificação de factos e agências de notícias, e cinco centros de pesquisa multidisciplinar. |
|
Euro Climate Check: plataforma de verificação de factos sobre ambiente O EuroClimateCheck é uma iniciativa inovadora que capacita a comunidade europeia de fact-checking a combater eficazmente a desinformação relacionada com o clima. A desinformação climática representa uma ameaça crescente, propagando-se rapidamente nas plataformas digitais. Para enfrentar este desafio, reuniram-se 25 organizações de verificação de factos em 15 países europeus, prestigiadas universidades e empresas tecnológicas líderes no setor. |
Materiais didáticos e orientações para professores e educadores sobre o combate à desinformação: conjunto de ferramentas para combater a desinformação facilitado pela Comissão Europeia para profissionais da educação de capacitação dos seus alunos. Através de exemplos da vida real e de exercícios de grupo, promove o pensamento crítico e estimula o diálogo sobre a forma de distinguir factos de ficção, abrangendo temas como a saúde pública e a democracia. https://learning-corner.learning.europa.eu/learning-materials/how-spot-and-fight-disinformation_pt
Calendário Roadshow ✓
Escola Secundária Francisco Franco @ Funchal
Dia 18 de março | 10h
Escola Secundária Jaime Moniz @ Funchal
Dia 18 de março | 15h
Escola Secundária Jaime Moniz @ Funchal
Dia 19 de março | 10h
Workshop professores
Escola Secundária Francisco Franco @ Funchal
Dia 19 de março | 17h
Workshop professores
Escola Secundária Antero de Quental @ Ponta Delgada
Dia 20 de março | 8h30
Salão Central Eborense @ Évora
Dia 20 de março | 10h30
Escola Secundária das Laranjeiras @ Ponta Delgada
Dia 21 de março | 12h
Escola de Serviços e Comércio do Oeste @ Torres Vedras
Dia 24 de março | 10h30
Centro Cultural Vila Flor @ Guimarães
Dia 28 de março | 10h30
Escola Secundária de Mem Martins @ Sintra
Dia 28 de março | 9h
Sessão 1
Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. @ Faro
Dia 1 de abril | 10h
Escola Secundária de Mem Martins @ Sintra
Dia 1 de abril | 11h
Sessão 2 e 3
Escola Básica e Secundária Quinta das Flores @ Coimbra
Dia 5 de maio | 10h