Trabalho noturno pode ser um fator de risco para cancro? O que dizem os especialistas

O sono tem impacto na saúde, dormir bem é essencial para o bem-estar físico, emocional e mental. E o organismo está formatado para manter um horário de sono regular: dormir de noite e estar ativo durante o dia. Isto significa que ter má higiene do sono pode trazer várias consequências para a saúde. Seguindo essa lógica, fica claro que o trabalho noturno por turnos pode ser nocivo para a saúde. Mas até que ponto? Será possível que o trabalho noturno possa mesmo ser um fator de risco para cancro?

LEIA MAIS ...

HPV só pode provocar cancro em mulheres?

O HPV é frequentemente relacionado a mulheres — até há pouco tempo, a vacina contra este vírus era apenas dada a raparigas. Desde 2020, no âmbito do Plano Nacional de Vacinação, os rapazes nascidos a partir de 2009 podem fazer a vacina gratuitamente. Mas este vírus só pode provocar cancro na população feminina?

Próteses metálicas podem causar cancro?

Diz-se nas redes sociais que as próteses metálicas, como as que muitas vezes são utilizadas nas ancas, vão largando componentes tóxicos que podem, entre outros problemas, provocar cancro. Mas será mesmo assim? O que diz a evidência?

Banhos de gelo diminuem o crescimento dos tumores?

Há quem defenda, nas redes sociais, que os banhos de gelo são eficazes a diminuir o crescimento de tumores. Mas o que diz a ciência? Esta hipótese está provada?

Cancro da mama manifesta-se sempre com nódulos visíveis?

É comum a ideia de que a deteção do cancro da mama é feita quando há um nódulo visível na mama. Mas este tipo de cancro causa sempre nódulos visíveis?

Fazer radioterapia “espalha o cancro”?

Após a publicação de um estudo na revista científica Nature em maio de 2025, começaram a surgir vários vídeos nas redes sociais a garantir que os autores daquele estudo tinham concluído que a radioterapia criava metástases, “espalhava o cancro pelo corpo”. É verdade?

A ozonoterapia cura cancro?

A ozonoterapia é o nome dado ao conjunto de terapêuticas realizadas com recurso a ozono clínico. Mas será eficaz no tratamento do cancro?

Cabelos brancos são um processo de defesa?

Nas redes sociais, diz-se que “os cabelos brancos são um processo de defesa contra o cancro”. Mas será mesmo assim?

Extrato de trevo vermelho cura cancro?

Em alguns vídeos nas redes sociais diz-se mesmo que o trevo vermelho cura cancro. Mas será mesmo assim? Que propriedades tem o trevo vermelho?

O "Vital" é um projeto editorial do Polígrafo e do Viral Check que conta com o apoio da Fundação Champalimaud.

A Fundação Champalimaud não é de modo algum responsável pelos dados, informações ou pontos de vista expressos no contexto do projeto, nem está por eles vinculado, cabendo a responsabilidade dos mesmos, nos termos do direito aplicável, unicamente aos autores, às pessoas entrevistadas, aos editores ou aos difusores da iniciativa.

Cancro do Pulmão. Porque é que a mortalidade feminina duplicou em 20 anos?

Novembro é o mês da sensibilização do cancro do pulmão. Em Portugal, estima-se que todos os dias morram 12 pessoas devido a esta doença. Nos últimos 20 anos, a mortalidade feminina duplicou: em 2003, registaram-se 10,7 óbitos por cada 100 mil habitantes e, em 2023, o número subiu para 21. O que explica este aumento?

Leia mais

Dos chás aos suplementos milagrosos: O perigo dos produtos naturais no cancro

Vários grupos no Facebook com milhares de membros prometem “curas naturais” para o cancro. Quem lá está vai partilhando as receitas de chás, suplementos e ervas, sempre apresentadas como um tratamento infalível para a doença oncológica.

Leia mais

Da prevenção ao tratamento: Qual o papel das vacinas no tratamento do cancro?

Quando se ouve falar em vacinas, o mais comum é pensar naquelas que nos dão desde muito pequenos para prevenir várias doenças. Mas também existem vacinas terapêuticas, um tipo de imunoterapia que serve para tratar cancro, com menos efeitos secundários e uma resposta mais personalizada do que outros tratamentos oncológicos, como a quimioterapia ou radioterapia.

Leia mais

O que significa ter um cancro em estadio IV? Como se faz o estadiamento?

Certamente, já ouviu dizer que alguém foi diagnosticado com um cancro em estadio I, II, III ou IV. Mas o que significam esses números e como são definidos? E servem para todo o tipo de cancro?

Ana Bela Sarmento, professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), explica.

Leia mais


Porque é que os tratamentos oncológicos provocam alterações no paladar?

Alguns doentes com cancro notam mudanças no paladar durante os tratamentos — e talvez até algum tempo depois. A comida deixa de saber ao mesmo: umas vezes, deixa de ter sabor, noutras, fica salgada ou com um sabor metálico.

Mas o que explica estas alterações?

Leia mais

O cancro do cérebro ficou “vincado” em David Pires. Fundou uma associação que quer apoiar outros doentes

"Acho que não percebia bem o que estava a acontecer”, diz David, já com alguma distância do momento. “Era muito novo, tinha 19 anos, foi assustador”. Foi no carro que recebeu a chamada a dar conta de que a massa no cérebro era um tumor maligno. Estava com os pais e lembra-se da frase que o pai disse: “Vamos ter de ser muito fortes”.

Conheça a sua história aqui