Exposição à radiação UV aumenta o risco de melanoma ocular? Oftalmologista esclarece
O melanoma, em si, é um tipo de cancro que se desenvolve nas células que produzem pigmento – o que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Por isso, tal como se pode ter melanoma na pele, também é possível desenvolver a doença nos olhos. Mas isto significa que, à semelhança do melanoma cutâneo, a exposição à radiação UV também aumenta o risco de melanoma ocular?
Uma dieta rica em fibras pode ajudar a reduzir o risco de cancro do intestino?
Sabe-se que ter uma alimentação saudável e equilibrada é uma medida fundamental na promoção do bem-estar geral e na diminuição do risco de várias doenças, como o cancro. Mas é verdade que ter uma dieta rica em fibras ajuda a reduzir o risco de cancro do intestino?
O cancro é causado "apenas por químicos da indústria alimentar"?
Na contracapa de um livro, partilhada num vídeo publicado no TikTok, lê-se que “o cancro é um problema de saúde causado apenas por químicos da indústria alimentar”. Confirma-se?
A gravidez pode provocar cancro?
Num vídeo com mais de um milhão de visualizações publicado no TikTok, diz-se que “a gravidez pode provocar cancro”. Nos comentários, vários utilizadores mostram-se preocupados e pedem que a autora do vídeo explique o que quer dizer com a afirmação, outros dizem que esse é um dos motivos pelos quais não vão ter filhos. Será mesmo assim?
Tratamentos do cancro podem causar desidratação?
Os tratamentos do cancro, como a quimioterapia, a radioterapia e a imunoterapia, estão associados a alguns efeitos secundários, tais como vómitos, diarreia e perda de apetite. Mas será que os tratamentos do cancro também podem causar desidratação?
Meditação cura o cancro?
Nas redes sociais, circulam vários vídeos com testemunhos de pessoas que garantem ter curado cancro apenas através de um programa de meditação. Mas existe evidência científica que o comprove?
É possível curar cancro com “fruta e água de coco”?
Num vídeo com milhares de visualizações publicado no TikTok, diz-se que várias frutas, como os mirtilos, podem curar cancro. Outra das frutas mencionadas é o ananás, que, ao “ajudar o sistema imunitário e destruir proteínas que não deviam existir”, teria o mesmo efeito. Mas será mesmo assim? Comer ananás pode mesmo destruir células cancerígenas?
O melanoma só afeta a pele?
Nas redes sociais e em várias plataformas, é comum a ideia de que o flúor provoca, entre outras doenças, cancro. O próprio secretário de Estado da Saúde norte-americano, Robert F. Kennedy Jr., é autor desse tipo de alegações e apoiou o fim da fluoretação da água nos Estados Unidos. Mas será mesmo assim?
A dieta macrobiótica cura o cancro?
Em vários vídeos publicados no TikTok, mostram-se casos de pessoas com cancro, em estadios geralmente avançados, que, alegadamente, curaram a doença apenas recorrendo a uma dieta macrobiótica. Mas será isso possível?
O "Vital" é um projeto editorial do Polígrafo e do Viral Check que conta com o apoio da Fundação Champalimaud.
A Fundação Champalimaud não é de modo algum responsável pelos dados, informações ou pontos de vista expressos no contexto do projeto, nem está por eles vinculado, cabendo a responsabilidade dos mesmos, nos termos do direito aplicável, unicamente aos autores, às pessoas entrevistadas, aos editores ou aos difusores da iniciativa.
Cancro de A a Z. Um glossário para compreender a doença oncológica
Há mais de 200 tipos de cancro — esse número, por si só, indica que há muitos termos adjacentes à doença, que nem sempre são fáceis de compreender.
Este glossário reúne alguns dos termos mais utilizados quando se fala sobre cancro.
Leia mais
Cancro do Pulmão. Porque é que a mortalidade feminina duplicou em 20 anos?
Novembro é o mês da sensibilização do cancro do pulmão. Em Portugal, estima-se que todos os dias morram 12 pessoas devido a esta doença. Nos últimos 20 anos, a mortalidade feminina duplicou: em 2003, registaram-se 10,7 óbitos por cada 100 mil habitantes e, em 2023, o número subiu para 21. O que explica este aumento?
Dos chás aos suplementos milagrosos: O perigo dos produtos naturais no cancro
Vários grupos no Facebook com milhares de membros prometem “curas naturais” para o cancro. Quem lá está vai partilhando as receitas de chás, suplementos e ervas, sempre apresentadas como um tratamento infalível para a doença oncológica.
Da prevenção ao tratamento: Qual o papel das vacinas no tratamento do cancro?
Quando se ouve falar em vacinas, o mais comum é pensar naquelas que nos dão desde muito pequenos para prevenir várias doenças. Mas também existem vacinas terapêuticas, um tipo de imunoterapia que serve para tratar cancro, com menos efeitos secundários e uma resposta mais personalizada do que outros tratamentos oncológicos, como a quimioterapia ou radioterapia.
O que significa ter um cancro em estadio IV? Como se faz o estadiamento?
Certamente, já ouviu dizer que alguém foi diagnosticado com um cancro em estadio I, II, III ou IV. Mas o que significam esses números e como são definidos? E servem para todo o tipo de cancro?
Ana Bela Sarmento, professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), explica.
Depois de um diagnóstico de cancro, a vida ganhou outra dimensão. “Fui muito mais feliz depois de estar doente”, diz Fernando Gonçalves
Fernando Gonçalves foi diagnosticado com cancro do pulmão, era fumador até receber o diagnóstico. “Quando percebemos que vamos morrer, que não temos hipóteses, a vida ganha outra dimensão, cada dia ganha outra dimensão”, garante.





















