Os 7 cancros mais mortais: Quais são? E porquê?

Embora os tratamentos estejam cada vez mais avançados e o cancro nem sempre seja uma sentença de morte, existem alguns cancros mais mortais do que outros, tal como se pode verificar ao consultar os dados do GLOBOCAN 2022 – um relatório desenvolvido pela Agência Internacional para a Investigação do Cancro e pelo Observatório Global para o Cancro. Eis os 7 cancros mais mortais.

LEIA MAIS ...

Aplicar protetor solar é suficiente para prevenir o cancro da pele?

Com o verão a chegar , aumenta a exposição ao sol e torna-se indispensável falar de proteção solar, uma medida fundamental para proteger a pele dos efeitos negativos dos raios solares. Mas será que aplicar protetor é suficiente para prevenir o cancro da pele?

Vitamina B17 cura o cancro?

A desinformação sobre o cancro é uma constante nas redes sociais. Nesse sentido, há décadas que se sugere que a suplementação de vitamina B17 cura o cancro. Mas será mesmo assim? Tomar esta vitamina é uma alternativa “natural” e eficaz contra o cancro?

Cancro do pâncreas é sempre hereditário?

O cancro do pâncreas é uma das formas mais agressivas de doença oncológica. Ter um familiar próximo com esta doença pode, de facto, aumentar a probabilidade de a desenvolver. No entanto, será que o cancro do pâncreas é sempre hereditário? Até que ponto a genética influencia?

Comer alimentos picantes causa cancro do estômago?

O impacto da alimentação na prevenção e no desenvolvimento do cancro, sobretudo do cancro do estômago, é um tema debatido nas redes sociais. Alerta-se para o facto de o consumo excessivo de sal aumentar o risco deste tipo de cancro. E os alimentos picantes? Causam cancro do estômago?

O "Vital" é um projeto editorial do Polígrafo e do Viral Check que conta com o apoio da Fundação Champalimaud.

A Fundação Champalimaud não é de modo algum responsável pelos dados, informações ou pontos de vista expressos no contexto do projeto, nem está por eles vinculado, cabendo a responsabilidade dos mesmos, nos termos do direito aplicável, unicamente aos autores, às pessoas entrevistadas, aos editores ou aos difusores da iniciativa.

Obesidade e cancro: qual a relação?


A obesidade é uma doença crónica multifatorial que tem um impacto considerável na saúde. Está associada a mais de 200 complicações médicas, entre as quais diabetes, doença cardiovasculares, incontinência urinária, artrite e depressão. Mas será também um fator de risco para o cancro?

A doença oncológica é uma das principais causas de morte em Portugal. Em 2022, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), 48,9% das mortes estavam associadas a doenças do aparelho circulatório e tumores malignos.

Leia mais

Quimioterapia, radioterapia, terapias direcionadas e imunoterapia: O que as distingue? 

Quando se fala em tratamentos do cancro, surgem muitas possibilidades. Quimioterapia, radioterapia, terapias direcionadas ou imunoterapia são abordagens distintas, e a escolha entre elas depende de vários fatores, como o tipo de cancro, o estadio da doença ou o estado geral de saúde da pessoa.

“Atualmente temos várias formas de tratar o cancro e cada uma funciona de maneira diferente”, começa por explicar João Vasco Barreira, médico oncologista e um dos autores da página ‘The Twin Docs.

Leia mais

Efeitos secundários da quimioterapia: Quais são e como geri-los?

Existem vários tipos de tratamento para o cancro, como a quimioterapia, a radioterapia, a cirurgia e a imunoterapia. A escolha da terapêutica depende de fatores como a idade do doente, o estado de saúde geral e o tipo, o tamanho, o estadio e a localização do tumor. A quimioterapia é um dos tratamentos mais utilizados, devido ao seu mecanismo de ação e à sua eficácia, mas está associada a alguns efeitos secundários. Quais são e como geri-los? As oncologistas Ana João Pissarra e Cláudia Vieira respondem.

Leia mais

Cancro em Portugal: O que dizem os dados?


O cancro é uma das principais causas de morte em Portugal e uma das doenças que mais preocupa os portugueses. Em 2021, o cancro foi “a segunda principal causa de morte em Portugal (23%), logo a seguir às doenças do sistema circulatório (25%)”, segundo os dados estatísticos disponíveis no perfil do cancro em Portugal de 2025. Mas o que nos dizem realmente os números? Quais os cancros mais comuns na população portuguesa? Quais as diferenças entre homens e mulheres? E qual o cancro mais mortal? Neste artigo, analisamos os dados estatísticos.

Leia mais

Em breve